domingo, 11 de janeiro de 2009

FAQ sobre Citadels - Parte 01


Q: Qual é o preço que o Warlord (Mercenário na versão em português que circula por aí... vai entender) deve pagar para destruir uma construção de 5 ou 7?
A: O custo da construção menos 1: 6-1 = 5

Q: O Warlord (mercenário) pode destruir uma construção de um Bispo que foi assassinado?
A: Sim. Quando o Bispo não responde ao chamado do Rei ele efetivamente não está participando do jogo, logo sua habilidade não funciona.

Q: O jogador é obrigado a usar a habilidade especial do personagem?
A: Não. O assassino não precisa matar, o ladrão não precisa roubar, etc.

Dinheiro, poder, influência... o que escolher?


Q: Um jogador pode pegar a renda dos seus distritos em duas partes, antes e depois de construir?
A: Não. Você pode pegar os rendimentos na hora que você quiser, mas deve ser tudo de uma vez. Assim, o jogador pode pegar a renda dos distritos antes de construir novos edifícios (ele pode precisar de renda para isso) ou depois de construir (inclusive pegar a renda, se possível, do edifício construído neste turno. A renda dos distritos é totalmente diferente das duas moedas de ouro que você pode pegar no início do seu turno. A moeda extra gerada pelo Mercador também é algo separado. Então você pode pegar duas moedas de ouro, construir e depois pegar a renda dos edifícios (inclusive deste último) ou pegar as duas moedas de ouro, a renda dos edifícios e só depois construir.

Q: Um jogador pode construir mais de 8 edifícios (ele pode estar usando o Arquiteto)?
A: Sim.

Q: É possível possuir dois prédios idênticos?
A: No meu jogo não. Você pode construir um edifício que outro jogador já tenha baixado, mas não pode colocar dois prédios iguais na sua cidade. Essa pequena regra ficou esquecida na versão americana, traduzida por Frank Branham, e consequentemente na versão em alemã. Eu só notei isso 4 meses depois do lançamento do jogo. Essa regra não é crítica, mas eu a considero importante.

Q: O Laboratório diz que você pode trocar cartas da sua mão por moedas de ouro. Na versão Americana diz “uma por turno…”, mas na versão alemã diz “Você pode trocar uma carta da sua mão por uma moeda de ouro". E agora, José?
A: A versão americana é a correta.


Por isso só jogamos na versão grega.


Q: O que acontece se um jogador possuir na sua cidade a Biblioteca e um Observatório? O efeito é combinado?
A: Se o jogador optar por comprar cartas, ele comprará 3 e ficará com duas

- Méritos para Kinho, el Primoroso, que traduziu do site oficial estas regras, e pediu pra eu postar -

Jorge, el Chiquitito, que depois de ver os noticiários, está em dúvida quem realmente são os terroristas! =/

Um comentário:

Edu disse...

Tem um edifício (quarry) que te permite construir prédios iguais, mas ele é da expansão The Dark City.