quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Combos no Puerto Rico?

Fala aew cambada! Vocês NÃO querem chocolate não né?
Bom, resolvi fazer um post bem opinativo aqui e, espero que todos postem suas réplicas, não com o intuito de descordar ou concordar apenas, mas, de fecharmos um raciocínio sobre as jogadas de Puerto Rico. Claro que, não existe uma única forma de se jogar. Puerto tem seus elementos surpresas. Mas, existem combos que podemos fazer para aproveitarmos melhor nossa jogabilidade.

Confesso que: durante as partidas de Puerto, pelo Clã do Abade, eu sempre inicío muito bem minha jogatina, mas, com o tempo, eu acabo me perdendo na administração do assentamento. Não só eu, como outros jogadores do Clã.

Numa das últimas partidas, foi interessante esse negócio de "combos". Eu estava muito bem, mas, me perdi quando tentei usar das habilidades do "Colono". Fui atrás de plantações erradas, buscando entrar na disputa do Café e acabei me dando mal. Sem contar que, eu guardei dinheiro na tentativa de fazer um combo que eu julgava ser forte: comprar logo de cara Escritório e Hospedaria. Esta última é interessante pelo fato de que, você ganha uma jogada à frente quando se escolhem Colono. Dai, você precisa saber a hora de pegar o Prefeito, ou torcer para que alguém o faça. Eu ficava nessa idéia desse combo, e investia em Tabaco e Café. Dinheiro e tempo perdidos. Exportar que é bom zero.

El Avaro, fez também uma jogada muito boa, mas se perdeu, ao fazer jus ao seu apelido. No caso de Mauricio, ele se perdeu, ao meu ver, no início do jogo, ao tentar buscar muito dinheiro. Kinho, el Primoroso, iniciou sua partida muito fraco, mas, venceu após administrar bem suas plantações. Exportou bastante, junto com Mauricio. Ambos fizeram uma partida bem equilibrada nesse ponto. Os demais, foram partidas comuns.

Pois bem, analisando neste tempo de jogatina de Puerto Rico, eu chego às seguintes conclusões:
• Nem sempre é viável no início da partida buscar as contruções da segunda coluna, principalmente, o escritório. Ele é caro, e só tem grande diferença lá pela oitava rodada.

• Se você saiu com o milho, um investimento bacana logo de cara é um Pequeno Mercado. Ele lhe trará dinheiro para compras maiores.

• Não abuse das plantações maiorais nas primeiras rodadas (café e tabaco). Para se produzir as especiarias, gasta-se muito dinheiro e você pode perder de 3 a 4 rodadas para acompanhar os demais.

• Pedreiras é um bom investimento logo de cara. Elas servem para diminuir os valores na hora da compra de prédios.

• Pequenas fábricas de Indigo e Açúcar são favoráveis à exportações e acúmulo de dinheiro no início do jogo, se você souber a hora de exportar e de vender. Lembre-se de que, não é um jogo de Judas, mas, no comércio, melhor aquele que sai na frente dos concorrentes.

• Evite produzir especiairias que todos produzam, ou que estão em grande escala. Se isso ocorrer, invista no Porto, e tenha um barco próprio para exportá-las.

• Fábrica é excelente quando se tem diversidades em plantações. Se tiver só duas, por exemplo, e seus concorrentes também estão produzindo o mesmo que você, não gaste dinheiro com ela.

• Venda seus produtos, quando estiver no estoque. Evite obrigar os demais à vender também. Concorrência é complicado.

• Grande mercado é bom, quando você tem estoque suficiente para vender. Ele gera bons dobrões. Mas, lembre-se: o que ganha são as exportações.

• Na dúvida, pegue "o caminho dos covardes": minerador.

Bom galera, eu compartilheri com vocês um pouco do meu pensamento sobre o Puerto Rico. Ele é um jogo maravilhoso (hmmmmm), muito bem estruturado, e sem jogadas manjadas. O legal mesmo, não é querer vencer logo, com pressa. É jogar e sacar as administrações dos amigos e o decorrer da jogatina.

Forte abraço!

Jorge, el Chiquitito: eeeuuuuuu qqquuuuuerrrroooooo ccchhhhooooocccooollllaaatttteeeee

Um comentário:

Kinho, El Primoroso disse...

Finalmente uma postagem decente neste blog! huauhuahua

Tenho lá algumas opiniões e vou colocálas no blog em breve.

Boas opiniões Chiquitito. Espero ver o Puerto na mesa da próxima vez.