domingo, 23 de novembro de 2008

Novo jogo no acervo: Lifeboats!

Hoje tem jogatina na casa del Avaro e lá estrearemos o mais novo jogo da nossa ludoteca: Lifeboats!

Publicado originalmente em 1993 pela Walter Müller's Spielewerkstatt, este jogo ganhou popularidade como excepcional e cruel jogo de negociação. Particularmente, só de ler as regras, já senti o clima pesado. Haverá muitas regras obscuras nesta noite de domingo! Vamos lá para uma breve resenha.

A ambientação do jogo é no alto mar, após um acidente marítimo. Cada jogador deve lançar no mar seu próprio barco salva-vidas e tentar levar seus marinheiros até a ilha sãos e salvos. Há muita interação entre os jogadores, pois logo de início cada jogador deve distribuir seus marinheiros em qualquer barco, inclusive no seu. Feito isso, começa a 1ª fase: "Merda, meu barco furou" (o texto original não se parece nada com essa tradução...)!

Cada jogador deve indicar um barco que deve levar um furo (não em entendam mal). É possível negociar com os outros jogadores porém não há obrigação em cumprir o combinado... e a votação por sair bem diferente do previsto. Afinal é um jogo de vida e morte!!! Logo, a esperança de viver ou de ser devorado por um tubarão é decidida unicamente pela democracia. Quase. Pois há a possibilidade de algum engraçadinho usar sua alta batente e decidir sozinho (há cartas especiais que fazem isso...).

Depois de escolhido o barco que levará um furo, vamos para mais uma votação, "quem vai levar um furo" (novamente a tradução não condiz com o original...). Se o barco escolhido estiver totalmente cheio, algum tripulante vai pro saco, como no caso abaixo:
















"Não te desejo mal na vida não... mas você vai se fuder ainda..."


Se houver espaço vazio, o furo vai ser ali. Mas nesta fase, só votam os jogadores que possuirem tribulantes no barco escolhido.

A seguir temos mais uma votação (já deu para perceper que a mecânica dele é simples, porém sem o fator sorte e apenas diplomacia?) onde os jogadores escolhem qual barco avançar uma casa até a ilha.

Na fase final, é possível mudar um de seus marinheiros para outro barco. Mas tome cuidado, existe a possibilidade de alguém de sacanear!!!

Caso um barco fique com mais buracos do que marinheiros, ele imediatamente afunda e afoga todos que nele estão.

Estou muito ansioso para jogar Lifeboats neste noite. Com poucas regras, boa temática e ótimo para se fazer inimigos!!! Acho que vai ser muito divertido com o nosso clã, afinal tem muitos membros cheios de lábia aqui (lembram daquele dia que jogamos o "Jogo da Fronteira?)!

Kinho, El Primoroso, que sempre invejou o marinheiro do "E o vento levou..." mas nunca usaria listrado com xadrez.

Nenhum comentário: