quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Teorizando Puerto Rico: Como ganhar/enfrentar a Fábrica/Factory?

Aew jovens que acham que depois da 69 vem o 70!

Atualmente este modesto Clã tem jogado muito Puerto Rico e sempre após as partidas há bons comentários táticos e técnicos sobre as jogadas. Esta é a primeira postagem de uma série que traremos pra vocês, desfrutem o Teorizando Puerto Rico. Hoje falaremos sobre: Como ganhar/enfrentar a Fábrica/Factory.

Todas opiniões demonstradas aqui estão abertas para críticas, sendo estas algumas vezes coletadas da internet; muitas outras são baseadas em partidas deste Clã e outras estão completamente abalizadas e baseadas em porra nenhuma! Simbora Carlão!

Bom, nas últimas partidas muitos cabras tem apontado a Fábrica/Factory como essencial para a vitória. Bateremos em cima desta bendita construção roxa através de perguntas.

1 - Quais são as vantagens da Fábrica/Factory?
A fábrica é a única maneira de ganhar dinheiro fora do seu turno. Simples assim. Toda vez que alguém produz, você abastece seu caixa. Se há uma fonte estável de grana, você estará livre para escolher outros papéis, mesmo que haja apenas a produção de 3 tipos de mercadorias (o que já rende 2 dobrões), principalmente se você tem itens de baixo valor comercial (Milho, Indigo e Açúcar). Há desvantagem também: as vezes o jogador é tomado por Avareza, como aconteceu com El Chiquitito, e quer ganhar 5 dobrões por turno (ele precisa produzir os 5 tipos de mercadorias) e acaba deixando de comprar uma construção grande, como o Forte.

2 - Qual é a maneira mais rápida para conseguir a fábrica?
O ideal é que você construa a Fábrica o quanto antes, principalmente se você já tem milho ou indigo. Não vale a pena construí-la quando o jogo já está passando da metade, pois serão dobrões mal gastos... e sete dobrões é grana para caramba. A maneira mais rápida é dar um "rush" (tem que ser uma partida com cinco jogadores; se não for, desista) e conseguir a fábrica bem no comecinho da bagaça. Assim:

Se você for jogador inicial (primeiro Governador):
Escolha Colono e pegue uma pedreira. É provável que o segundo jogador escolha e o Construtor (não construa) e o terceiro escolha o Prefeito (ative a pedreira). No turno seguinte, se não for posível fazer grana ou pegar outra pedreira, pegue o Prospector/Minerador! Pronto!já na próxima, se ninguém pegar o Construtor, você já poderá ter a Fábrica! Essa é uma tática que sacrifica muito a produção e deixa seus adversários com vantagem. Tenha em mente que o bônus da fábrica só é válido se houve, no mínimo, 2 plantações.

Se você não for o jogador inicial:
Com certeza demorará um turno a mais para conseguir a Fábrica. Neste caso, pegue o Minerador!

3 - Sempre vale a pena comprar a Fábrica/Factory?
Díficil afirmar. É preciso considerar o momento do jogo: não pode ser muito no fim e também deve haver condição de diversificar as culturas. Na última vez que comprei a Fábrica, consegui 8 dobrões, ou seja, retorno de 114,00%. Na mesma partida, El Frígido conseguiu 12 pois tinha mais plantações.

4 - Entendi o texto, mas um viado também leu e comprou a fábrica primeiro que eu. O que posso comprar?
O grande mercado pode ser uma opção. Ele custa 2 dobrões a menos e dá um retorno muito maior, porém você faz grana apenas na fase do Mercador, como todo mundo... Ter a Hospedaria, Cabana de Construção e o Pequeno Mercado (custo total de 7, igual a Fábrica) pode ser uma boa pedida também, apesar de demorar no mínimo três tunos para comprar. Mas falando a verdade: a Fábrica é o Slab, the Killer: tem a pica grossa e não tem pra ninguém!

5- Eu quero vingança! Há como barrar a fábrica?
Conspire com os outros jogadores para que ninguém pegue o Produtor. Deixe esse personagem apenas para o dono da Fábrica. Faça uma tática que cause foda com ele na hora de embarcar a mercadoria, onde você tenha mais VP do que ele. Para isso tente algo com pequeno depósito, cais ou porto. Lembrando que o manual diz que se não houver tóneis, não há produção. Forçar o fim do milho pode trazer prejuízo para o cabra que comprou a Fábrica.

Concluindo: A Fábrica é muito boa, talvez a melhor construção do jogo. Porém a aquisição dela não garante a vitória: são coisas desse tipo que fazem Puerto Rico ser um excelente jogo.

Kinho, El Primoroso, que não é viado mas sempre tenta comprar a Fábrica.

15 comentários:

Jorge Cardoso disse...

Muito dez a postagens. Conversamos muito sobre o poder da Fábrica durante as jogadas. Por incrível que pareça, a Fábrica e o porto despertaram maiores interesses nos cabras deste clã. Eu acho que fui um dos únicos que investiu uma vez no cais (e gostei).

A fábrica é cara, mas muito boa. Mas assim... boa se você resolveu investir em várias plantações. Investir em várias plantações não é ter apenas as plantações, e sim ter as industrias necessárias para produzí-las.

É um misto de organização e jogabilidade com as pedreiras e pequenas fábricas de anil e açúcar (o que vai renderpelo menos uma embarcação).

Se você tem produção de várias plantações, a fábrica pode ser uma arma boa para se investir em comprar maiores (cais, porto e as construções que valem 10).

Gostei do post el Primoroso. Espero que os cabras que visitam o blog deixem o post tam,bém.

Marcelo Fonseca disse...

Prezados, acho que vocês interpretaram de forma errada o poder da factory.
Ela não produz dinheiro quando os outros jogadores produzem bens. Ela só produz dinheiro quando você produz bens.
Logo ela só é vantajosa para quem tem uma produção diversificada.

Jesse James disse...

Olá amigos,

Excelente post. Nunca testei essa estratégia da fabrica. Normalmente quando jogo costumo ir atras da estrategia de produzir milho, comprar o office que permite vender mecadorias repetidas, comprar o small e o large market. Com isso nunca preciso me preocupar com dinheiro e posso focar na quisições de construções grandes. Com essa estratégia, eu sempre sou o jogador com mais construções grandes no jogo. As vezes funciona e outras ñ..... heheh.

Abs

JJ

www.boardgameszone.blogspot.com

Jorge Cardoso disse...

Olá Marcelo, mas foi o que eu disse no meu comentário aqui e no meu post, que a fábrica é interessante se VOCÊ tem culturas diversificadas produzindo. Ainda até coloquei o exemplo de que eu tinha todas as plantações, mas não tinha a fábrica, o que me gerou várias jogadas para conseguir algo que me rendesse, e com isso, perdi o jogo.

Mas, valeu pelo seu post. Iremos reanalinalizar o post.

Forte abraço!

Wagner disse...

Salve Senhores:
Primeiro um grande e forte abraço aqui do Clube do Tabuleiro de Campinas...
Puerto Rico está em 2º lugar no meu Ranking (Superado apenas pelo Caylus!)
Quanto a Fábrica, realmente é uma boa construção, pois sempre que há a produção, você acabará recebendo um dinheirinho extra...
Concordo com o Marcelo Fonseca... Somente recebe este dinheirinho extra o jogador que tiver a fabrica e produzir mercadorias...
Não acredito que a fábrica seja primordial para levar à vitória... Puerto Rico é um jogo muito bem elaborado e construções isoladas não acabam por levar o jogador a vencer, mas o conjunto das construções é que determinam isso... Falar de estratégias num jogo cheio de opções é complicado, mas vai aqui uma dica que geralmente funciona quando jogamos por aqui... Sempre procuramos ter construções para armazenar mercadorias (Armazém grande e pequeno), construção para poder vender à casa de comércio (Oficina) e, no caso de não conseguir as construções de armazenagem, tentar conseguir um Barco próprio... Isso se tornou disputa acirrada em todos os jogos... A fábrica é interessante, porém num jogo de 4 jogadores, 2 acabam ficando à pé... A dábrica te dará condições ao longo do jogo de poder adquirir algumas construções antes dos demais jogadores, mas aqui um jogador costuma sempre "tesourar" o outro... Geralmente quando um jogador compra uma construção e coloca um colono lá, os demais evitam escolher a carta de produção... Só escolhem quando a vantagem dos outros jogadores sejam minimizadas...
Quanto as construções maiores e que te darão vantagens no final do jogo, elas são disputadas a tapas, pois num jogo equilibrado, elas podem decidir o vencedor...
Abraços!

Jorge Cardoso disse...

Cabra Vagner... muito legal o que você disse, e o tema pode gerar outra discussão do jogo. Claro, deixamos bem claro que não é fator decisivo, ajuda de acordo com sua estratégia administrativa. Já vi jogos que as pessoas tinham contruções grandes e não venceram, mesmo assim. Outros tinham grandes mercados e depósitos, enfim.... o legal de Puerto Rico realmente é isso... a falta de estratégia tática, mas a enorme gama de jogabilidade administrativa.... vence que souber lidar meljhor com o fator organização da cidadela...

Aqui no Clã do Abade a galera é mais tranquila quanto ao jogo.... todo mundo tem sangue no olho, mas gosta de querer sair na frente, mas sem tapas...

Abração

Kinho, El Primoroso disse...

Boa discussão! Sobre o seu comentário, Marcelo Almeida, o manual diz:

"During the Overseer phase if the owner of a manufacturer’s produces more than one type of goods, he receives money from the bank: For two goods types he receives 1 doubloon, for three types 2 doubloons, for four types 3 doubloons and for all five types 5 doubloons. The overall number of produced goods tokens does not affect this".

Na nossa interpretação: assim que o Produtor é escolhido, quem possui a fábrica faz grana com base na sua produção efetiva e não na sua possível capacidade (se acabar os tonéis de milho, ele não estará produzindo milho, mesmo que tenha a plantação ocupada).

Jesse James: Estamos produzindo outro texto sobre Puerto Rico, desta vez falando como usar a tática do "Builder" (vence o jogo fazendo poucos pontos com exportação e muitos na cidade) Sua opinião será importante! Aguarde!

WAgner: no final da postagem eu disse " Porém (da fábrica)a aquisição dela não garante a vitória: são coisas desse tipo que fazem Puerto Rico ser um excelente jogo". Sua estratégia parece ser muito boa, mas será que dá pra vencer o Builder (aquele construtor que faz grana o jogo inteiro e vence pelo pontos das construções; geralmente compra duas cnstruções violetas grandes)???

Wagner disse...

Vocês estão discutindo um jogo equilibrado... Já venci partidas sem ter construções grandes e já perdi partidas tendo 2 construções grandes! Puerto Rico deve ser jogado buscando o equilibrio das ações/construções... Geralmente jogamos com os jogadores bem próximos em termos de pontuação... Dificilmente alguém "dispara" no jogo... Assim sendo, a definição se dá no final do jogo, aí sim, ter uma ou 2 construções grandes acaba sendo um diferencial... O problema que vejo é que não é só você que pensa assim (he he he), por isso as rodadas finais são mais complicadas... Algumas vezes, por experiência, decidi fazer uma estratégia e levá-la até o fim, só pra ver o que acontecia... Perdi feio!!! Puerto Rico vai fazendo você moldar suas estratégias conforme o jogo vai se desenvolvendo, e muitas vezes aquela sua idéia no início do jogo acaba se desmoronando na metade dele... O Builder se faz necessário do início ao fim, porém, atrelado à ele existem outras construções que fazem com que Builder seja melhor ou pior para você... De que adianta escolher construir se o dinheiro é pouco? De que adianta produzir, se não consegue embarcar ou armazenar as mercadorias? De todas as construções, na minha opinião 2 são essenciais e vale à pena consegui-las: Os armazens e a Oficina... Os armazens servem para você não desperdiçar mercadorias por não ter onde guardá-las... A oficina permite que você ganhe dinheiro na casa de comércio, e aqui, se encontra a construção que mais atrai a escolha do construtor, pois a oficina te dará dinheiro, que poderá usá-lo para a construção... Atrelado a isso tudo, está um assunto que ninguém citou até agora: as plantações!!! Conseguir café e tabaco é um grande salto para a vitória, pois se você consegue um deles (Ou os dois!) e a oficina, terá sempre a chance de vender à casa de comércio e são os 2 produtos mais caros, principalmente o café e se tiver mercado pequeno e grande, receberá mais ainda... E para não fugir ao tópico, poderá acrescentar estes produtos para ganhar mais dinheiro na fábrica... Puerto Rico é um jogo bem amarrado... Uma coisa depende da outra... Comecei a falar do construtor e acabei falando sobre 2 ou 3 construções vinculadas à ele...
Abraços!

Kinho, El Primoroso disse...

Grande Wagner! Suas postagens engrandecem demais este blog! Só deler, já deu vontade de escrever mais sobre puerto rico! Concordo totalmente com você no sentido de PR ser um jogo que vai se moldando... e é bem isso que faz PR ser fabuloso!

Sobre o Builder: Vou preparar um texto de como dar um "rush" sendo o Builder... e como isso pode fazê-lo chegar à vitória!

Só lembrando a regra, Wager: Se você tem o pequeno mercado e depois compra o Grande Mercado, o menor pede a bonificação. Mas como o pequeno pode ser comprado sem gastar, ainda vale o investimento.

Wagner disse...

Kinho
Não!!!... Está errado sua definição sobre os mercados!!! Se você só tem o mercado pequeno, você recebe 1 dobrão a mais do banco... Se você só tem o mercado grande, você recebe 2 dobrões a mais do banco... Se você tiver o mercado pequeno e mercado grande, você receberá 3 dobrões a mais... Esta regra está citada no exemplo do mercado grande!!! ok?
Abraços!

Na dúvida, pega o Abade disse...

É verdade Wagner, você está certo.

Vi em algum lugar uma variação que dizia que se jogado do jeito que expliquei teria mais equilíbrio! Mas a regra é essa sua mesmo. Vou procurar as fontes.
Valeu

Taciana D. M. disse...

Olá, ótimas dicas, inclusive os comentários. Nosso grupo de Santo André agradece! Jogamos Puerto Rico, 7 wonders e eventualmente Munchkin.

Unknown disse...

Tem essa regra do mercado pequeno perder a bonificação? Onde fala isso?

Unknown disse...

Legal! Vocês também jogam Puerto Rico na game board arena?

Unknown disse...

Legal! Vocês também jogam Puerto Rico na game board arena?