quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Avareza not dead!

Salve, salve, salve pequeninos animagos!

Tá, confesso que este post é bem off, mas necessário. Jovens lontras, serve de aviso para os senhores lembrarem de que a avareza não é sinal de vitórias no Puerto Rico.

Este cabra que vos escreve e vos cutuca ppor trás estava bem no jogo da segunda-feira. Era o dia da Independência do Brasil. Um bobento buito trixti ocorreu comigo. Vamos lá.

Começamos o Puerto com $4 dobrões cada um. Meu primeiro investimento foi em uma Tabacaria. Eu já tinha conseguido uma plantação de tabaco e, em duas rodadas, ativei-a. Logo em seguida, comecei a produção. Vendi um tonel e comprei uma hospedaria.

NOTA: Gosto da hospedaria. Mesmo ela custando caro, ajuda muito na hora de usar o Colono. Mas cuidado: nem sempre compensa gastar $4 dobrões para comprar uma hospedaria, se seu objetivo não é acumular plantações. (meu ponto de vista).

Em seguida, meu outro investimento foi um escritório. Eu estava apenas produzindo e vendendo tabaco.

NOTA: O escritório é uma aquisição importante se você quer fazer dinheiro no começo do jogo, para adquirir outras construções. Mas cuidado: Evite perder tempo vendendo as coisas e não embarcando.

Pois é jovens lontras, esse foi o meu erro. Eu poderia ter segurado só para mim um barco logo no começo do jogo, mas a ganância foi muita e eu não exportava. Conseguia embarcar apenas um tonel de milho, já que era a segunda plantação que eu tinha.

Bom, no decorrer do jogo todo, eu acumulei grana e consegui comprar uma torradeira de café e outras cositas mas. Contudo jovens leitores dos grotescos relatos deste Clã, a anta sem-pêlos aqui ficou ganacioso e perdeu tempo não embarcando. Perdi umas 5 embarcações seguidas, o que me complicou.

Teoriacamente, a minha tática era abusar das plantações. O meu erro foi comprar o escritório e deixar de lado a Fábrica. Eu tinha todas as plantações do jogo.Ao invés de querer vender, eu deveria ter ganho dinheiro com a fábrica.

NOTA: Se você quer abusar dos gastos e investimentos logo no início do jogo, a solução para acumular pontos é investir nas contruções da terceira coluna, se você é um jegue cheio de plantações. A Fábrica te dá dinheiro, o porto te dá pontos de vitória, e o cais permite que você exporte algum tipo de produção só sua. Isso é interessante. Se você tem todas as plantações, como era o meu caso, você pode segurar um barco comunitário com um tipo de produto que só você tenha (ou pelo menos domine) e mandar para o seu barco próprio, algum produto que todos tenham e que você percebe que não vai consguir embarca nos comunitários. (meu ponto de vista).

No final, eu consegui comprar uma residência, que me dava pontos de vitória por plantações e pedreiras que eu tinha em minha cidade. Foi uma pena não dar tempo de ativá-la, já que forçaram o final do jogo pegando pontos de vitória.

Foi durante as partidas de Puerto que eu e os caros cabras deste humilde Clã chegamos a conclusão de mais uma importante nota para o blog: Boas idéias, péssimas jogadas.

Enfim, jovens amigos, espero que esse relato possa gerar discusões sobre Puerto, que sem dúvidas é o melhor jogo de tabuleiro que existe. Não há estratégias, mas sim, planejamentos. Isso que é o mais legal. Nem sempre o jogo que você fez, pode te dar a vitória em outra jogatina.

Abração.

Jorge, el Chiquitito, que não viu ainda a playboy da Priscila do BBB, mas mesmo assim, acredita na lenda do Lago Ness.

3 comentários:

Kinho, El Primoroso disse...

Que bacana Jorge! Gostei da postagem. Quando você optava por embarcar apenas um tonel de milho e perdia 3 ou 2 de tabaco, você estava beneficiando este cabra aqui!

Você estava possuído pelo espírito de El Avaro!!!

Abraço

Kinho, El Primoroso disse...

Ah, eu estava navegando e achei essa postagem http://www.paragons.com.br/2009/01/citadels/ onde um bordão criado por nós é comentado. Vale a pena ler!

El Avaro disse...

Tire eu dessa EL Primoroso! "Você estava possuído pelo espírito de El Avaro" rsrsrsrsr

Boa postagem, El Chiquitito. É sempre bom discutirmos a respeito de Puerto Rico, pois, este jogo é surpreendente! Gostei dos comentários e vou tentar aproveitá-los para alguma jogada minha.

Um abraço