terça-feira, 9 de junho de 2009

Stone Age!

Nem sempre de jogos antigos vive esse Clã, suas lontras!! Testamos Stone Age com Primoroso, EL Liso, El Frígido, El Chiquitito, El Reganon e El Avaro, e este jogo foi elogiado por todos! Então vamos apresentar este ótimo jogo, que funciona assim:
Vence a partida quem conseguir mais pontos de vitória através da mecânica de coleta de recursos e administração do posicionamento dos membros da sua tribo. Isso quer dizer que o jogo não é de corrida (existe uma numeração em volta do tabuleiro onde os jogadores vão avançando casas). Não vence a partida que chega primeiro… vence o mais eficiente!
FASE UM: Distribuição de trabalhadores. Inicialmente há 5 trabalhadores em cada tribo, os quais são livremente distribuídos pelos jogadores. É uma decisão difícil. As vezes, para conseguir uma carta de civilização, você deixa para os adversários outras boas opções como pegar uma ferramenta ou aumentar a comida. Você pode enviar todos os seus trabalhadores de uma vez ou coloca-los de maneira gradual. Quanto melhor estiverem distribuídos os seus trabalhadores, mais benefícios para sua tribo.FASE DOIS: Coleta dos recursos/benefícios. Nesta fase você coleta os recursos originados pela distribuição dos trabalhadores. A coleta de recursos depende do valor que você tira nos dados. O número de dados lançados depende da quantia de trabalhadores que você colocou no recurso. Se você tem 3 trabalhadores na madeira, role 3 dados e pegue 1:3. Entendeu, animal de teta?
E os recursos são necessários para conseguir Pontos de Vitória, que podem ser captados de duas maneiras: Comprando “Cabanas” com recursos definidos nestas e imediatamente ganhando tais Pontos ou comprando “Cartas de Civilização” para que no final do jogo consiga alguns combos na pontuação.
FASE TRÊS: Alimentando a galera: Para cada pessoa que você tiver em sua comunidade, pague 1 unidade de comida. Se você não tiver rango pra galera, pode pagar um recurso para cada unidade de comida que faltou. Este jogo exige muito planejamento!!

RAZÕES PARA JOGAR
É fácil de ensinar.
É estruturado em um formato lógico, como se fosse um dia de serviço. As pessoas das tribos vão para a labuta (você os distribui entre recursos), voltam com o resultado do trabalho e se alimentam.
Há sete dados no jogo e a primeira coisa que vem na cabeça é: “Não tenho controle sobre a partida” Ledo engano, sua lontra! Você pode usar alguns artíficios para aumentar sua rolagem nos dados. Todo o sistema de coleta de recursos é feita usando dados... concordo que o sistema empregado é primário (tipo War huauhauhuauhau uau uau hau auhauuhaha), mas neste jogo a rolagem é algo bem próximo da realidade (na “Stone Age” nem sempre havia sucesso nas caçadas).
O que define a partida são as escolhas ew não a rolagem dos dados! Repito: este jogo exige muito planejamento! Algo como poder enxergar três rodadas adiante.

O tema é muito bacana e o tabuleiro é decente picas!

Recomendado por este cabra que vos come e escreve! Nota 9,3!

Kinho, El Primoroso, que incluiu Stone Age no seu TOP 5.

5 comentários:

Anônimo disse...

Kinho,

O Stone Age é um jogo muito bom, agrada a todos.

Boas jogas,

abs,

Cacá disse...

Grande jogo mesmo, e quanto mais partidas vocês fizerem, mais vão pegando as manhas...

Mas nesse estilo de "work-placement" ainda prefiro o Tribune (que é foda demais)...

Abraços

Jorge Cardoso disse...

Jogo realmente legal. Gostei desse lance de planejamento. Recomendo também. Quanto aos dados (O Kinho tem dado em casa) basta vc usar certas estratégias para poder prosseguir sem medo.

Na dúvida, pega o Abade disse...

O jogo é demais, fazendo lembrar Puerto Rico, entretanto, de maneira mais primitiva e acrescido com rolagem de dados.
Adorei. Pena quando estivermos em cinco jogadores na mesa, um fica de fora, caso isso aconteça, jogamos puerto rico.

Um abraço, Kinho.

Carlos Abrunhosa disse...

É o meu favorito de 2008/2009!
Aproveito para pedir que alterem o meu link no vosso linkroll.

Agora é:

http://jogoeu.wordpress.com

Já adicionei o vosso ao meu blog!

Abraço de Portugal!
Carlos Abrunhosa

PS - Já votaram no JUG 2009? Então podem votar aqui: http://jogoeu.wordpress.com/jug2009