domingo, 21 de setembro de 2008

Das antigas... Illuminatti!

Noooooite cabras!

Inspirado pelo post anterior do nosso camarada El Gringo, venho aqui contar um pouco dos primórdios deste grupo. 
Certa vez, em uma dessas passagens del Gringo por nossa cidade, ele foi até a minha casa com sua bolsa de couro batido. Dentro havia uma caixa de papelão ilustrada com uma pirâmide com um olho no meio. No rodapé estava gravado "Steve Jackson Games". Illuminatti. Não precisava de mais nada!


O fato daquele cardgame ser obra do mesmo criador de GURPS, (Chez Geek e Munchkin eu conheci depois, graças ao Illuminatti) me deixou sedento. Eu precisava jogar aquilo!
No Illuminatti, cada jogador representa uma conspiração que tenta governar o mundo, através da conquista de grupos sociais e sociedades secretas (algumas nem tanto). É um dos melhores jogos sobre teoria da conspiração, havendo interação entre os jogadores a todo momento. Dá para fazer a Rede Lobo controlar a Gangue dos Motoqueiros enquanto os Partidários da Fluoretação da Água enfrentam as senhoras de Santana pelo controle doc Correios! Fantástico!


Cada um desses grupos sociais possui quatro características: Ataque (usado para controlar, neutralizar ou simplesmente destruir outros grupos), resistência (é comparada ao ataque para efeitos de sucesso ou fracasso), Tendências (o comunista é inimigo do governamental, etc - isso vale como bônus ou penalizações, dependendo do que vc quiser fazer) e renda (quanto aquele grupo rende ao seu Illuminatti. Renda, essa é a palavra! Tudo nesse jogo é imprevisível: parece fácil que os Jogadores de Futebol Profissional consigam destruir os Admiradores do Peixinho Dourado, né? Mas não é assim! O dinheiro modifica tudo e todos os jogadores, independente de quem seja o turno, podem usá-lo para interferir na jogada de alguém! uhauhuah
É um jogo onde nem sempre o melhor estrategista vence. Se você souber aproveitar as oportunidades que aparecem, vencerá o jogo!
Só jogue com bons amigos. Com certeza é o jogo que mais causa intriga! Esse lance de usar grana fora do turno complica muito as coisas! Outro detalhe interessante é que o jogo é de 1983. Mais velho que os fiotões! huauhuaha

Kinho, que não é mais um fiotão.

Nenhum comentário: